Assembléia geral do SINTESV-RO rejeita contraproposta das Empresas e encaminha uma nova proposta

postado em: Notícias | 0

 

A primeira Assembléia Geral dos trabalhadores em vigilância do Estado de Rondônia aconteceu ma manhã dessa quarta-feira (04) no auditório do SINTESV-RO, na Capital. Foi apresentada a contraproposta do sindicato patronal, dando continuidade as discussões da Convenção Coletiva de Trabalho 2020/2021.

O presidente do SINTESV-RO, Paulo Tico, falou das dificuldades impostas pelas mudanças na Legislação Trabalhista, mas, que “como sempre aconteceu, o mínimo que deve ser aceito pelos trabalhadores é a reposição da inflação integral e um percentual de ganho real”. Acrescentou que: “não precisamos fazer nada atropelado, pois ainda não temos o índice da inflação de fevereiro e temos tempo dentro da nossa data base para fecharmos um acordo razoável”.

Dentre as cláusulas sociais, tudo o que já foi conquistado pela categoria, continua. Algumas mudanças como, alimentação aumentou de R$ 28,12 para R$ 31,00 em média. Outro pedido dos trabalhadores que já está bem avançado é a cesta básica mensal para todos, ficando a critério das empresas a forma de pagamento, mantendo assiduidade na anual.

O ponto principal da discussão foi em relação a proposta salarial das Empresas. A princípio foi apresentado um reajuste salarial equivalente a 08% da inflação do período, um percentual aproximado de 3.20% de aumento, que foi de pronto rejeitado pela categoria. Ficou decidida em plenário a reposição de 100% da inflação, mais um aumento de 2% em ganho real, no salário base, considerando o percentual da inflação até o mês de fevereiro. Após a aprovação dos trabalhadores da proposta a ser enviada as empresas, foi encerrada a Assembléia e uma nova será marcada, aguardando assim a manifestação do Sindicato patronal.

Segundo Paulo Tico, ”dependendo da reação das empresas, não está descartada uma paralisação, mas contamos com o bom senso dos empresários para que não haja prejuízo a nenhum dos lados”. “Pedimos aos trabalhadores que fiquem atentos as convocações e participem” finalizou Paulo Tico.

 

A Assembléia foi transmitida ao vivo pelo Facebook e está disponível na página do Sindicato.